DICAS DE PINTURAS

CONFRA ALGUMAS DICAS ÚTEIS SOBRE PINTURA
Apesar de fácill, alguns truques podem lhe ajudar ainda mais no momento da pintura. Veja alguns deles:

  • Ordem correta para pintar um ambiente

Pintar um ambiente na ordem correta economizará tempo e dinheiro. Comece pelo teto, depois vá para as paredes, portas, janelas e, finalmente, pinte o rodapé. Se o acabamento final for feito com papel de parede, toda a pintura deve ser terminada primeira.

  • O rolo ideal para cada tipo de pintura
Os rolos são ideais para áreas grandes, como paredes ou tetos. A escolha apropriada depende do tipo de tinta que você planeja usar. O rolo de lã pêlo baixo (sintética ou de carneiro) é indicado para tintas PVA e acrílica. Já rolo de espuma deve ser usado para aplicar esmaltes, tinta óleo e vernizes. Enquanto o rolo de espuma rígida ou borracha é recomendado para dar efeito em texturas.

  • Que tipo de pincel usar?

Os pincéis de cerdas escuras são indicados para aplicação de tintas à base de solvente, como os esmaltes, tintas óleo e vernizes. Os de cerdas grisalhas são usados na aplicação de tintas à base de água, como as PVA e acrílica.





Como calcular a quantidade de tinta para pintar um ambiente?

"Uma lata de 18l. pinta, em média, 200m2 por demão. Já o galão de 3,6l. pinta, em média, 45m2 por demão.




  • Para evitar bolhas

Área sujeita ao contato com água, pintura sobre superfície com presença de pó e ainda repintura sobre tinta muito antiga ou de má qualidade podem provocar bolhas.

Outra situação é o uso de massa corrida muito fraca, de má qualidade, principalmente com aplicação de tinta que não foi devidamente diluída. "Para corrigir, deve ser removida a parte afetada (raspada e lixada). Em seguida, aplicar uma demão de preparador de paredes, diluído em águaa. Espere a secagem antes de passar a tinta", diz Valter Bispo, coordenador de produtos das Tintas Eucatex.

Remover manchas de água

As paredes recém-pintadas podem ficar marcadas por pingos de água. Elas devem ser lavadas imediatamente, com água em abundância, de maneira uniforme e sem esfregar. "Tais manchas são ocasionadas por materiais solúveis presentes na tinta, trazidos à superfície quando a camada de tinta recém-aplicada é submetida à ação de pingos de água", explica Valter.

Essas manchas aparecem depois de chuvas muito leves, garoas, sereno e também devido a respingos de água de uma limpeza doméstica. Entretanto, se a chuva for contínua, e não apenas pingos isolados, não haverá manchas.

Fonte: Tintas Eucatex

O que fazer com as sobras?

  • Tintas

Se você desejar guardar a tinta que sobrou, coloque-a em um lugar coberto, sempre na posição vertical. Tintas que ficam guardadas por muito tempo podem formar uma película resultante da ação do ar. Para evitar isso, tampe bem a lata.

Uma solução doar o que sobrou para amigos, vizinhos ou instituições de caridade que estejam precisando do material.

Nunca despeje a tinta pelo ralo ou em outros cursos de água.

  • Ferramentas

Para aumentar a vida útil dos pincéis e rolos, é essencial limpá-los logo após o uso e depois guardá-los de maneira correta.

Se o material for usado para tintas à base de solvente (esmaltes, vernizes, tinta óleo), limpe o rolo ou pincel com jornal e lave-os com thinner.

Para tintas à base de água, acrílica e PVA, é recomendável lavar os pincéis com água e sabão

Arrume as cerdas dos pincéis com um pente, umedeça-os com óleo vegetal e guarde-os enrolados em papel impermeável.

Para sua segurança

- Aplique as tintas, esmaltes e vernizes, em locais ventilados, com portas e janelas abertas;

- Deixe o produto fora do alcance de crianças e animais;

- Não reutilize a embalagem para colocar água potável ou alimentos;

- Pessoas com histórico de alergia ao produto devem evitar seu manuseio;

- Não descarte as embalagens em terrenos baldios, aterros ou próximo a nascentes de rios e córregos;

- Em caso de intoxicação, procure um médico, levando a embalagem do produto.

  • Segredos do Artista

Um recipiente de vidro, uma latina perfurada de mesmo diâmetro: você só precisa destes dois elementos para montar uma eficiente ferramenta que ajuda a garantir vida longa aos pincéis usados para pintura.

Quando você mergulha um pincel sujo de tinta no solvente indicado, todo o líquido fica impregnado pelos resíduos que acabam aderindo, ainda que em quantidades microscópicas, às cerda de todos os pincéis que serão limpos no mesmo recipiente. Separar o Solvente "limpo" do "sujo" é simples, aperfeiçoa a limpeza e permite que o mesmo solvente seja usado por mais tempo sem prejuízo para os pincéis. Veja como fazer:

1) Providencie um recipiente de vidro de boca larga, não afunilada (para permitir a passagem da latinha).

2) Com o abridor de latas ou outro utensílio pontiagudo, faça furinhos sobre o fundo da lata, que pode ser de atum, extrato de tomate etc - o essencial é que tenha o mesmo diâmetro do vidro, para que o solvente limpo não se misture ao sujo.

3) Coloque a latinha com a boca para baixo dentro do recipiente, e despeje o solvente até a altura que seja suficiente para mergulhar as cerdas por inteiro.

4) Ao pressionar as cerdas sobre o fundo da latinha, os resíduos de tinta escorrerão pelos furinhos, e o solvente da parte de cima será mantido o mais limpo possível. Num primeiro momento, evidentemente, ele também ficará sujo pela tinta. Mas, passado algum tempo, os resíduos descerão pelos furinhos e se acumularão junto ao fundo do recipiente.

5) Depois de limpar o pincel no solvente, passe as cerdas sobre folhas velhas de jornal para remover o excesso e lave-as com sabão ou detergente neutro sob água corrente, esfregando-as na palma da mão.

6) Coloque os pincéis para secar com as cerdas viradas para cima.

Pintura bonita e com qualidade começa com o preparo da parede

Alguns dos problemas apresentados depois de uma pintura nem sempre são culpa da tinta de má qualidade. Às vezes, uma parede descascada, um bolor ou a deterioração rápida da tinta podem ser resultados da pintura em parede que não foi adequadamente preparada.

Sem esse cuidado, pouca cobertura e baixo rendimento estão entre os problemas que podem aparecer depois de se ter gastado horas passando demãos de tinta, escolhendo produtos e outros materiais. Alguns deles podem ser corrigidos por quem vai aplicar a tinta. Outros, de caráter mais técnico, como paredes com rachaduras profundas, pedem o trabalho de um pedreiro profissional.

Para ter garantia de que esses problemas não vão aparecer, é bom levar em conta os tipos de resina, pigmentos, aditivos e solventes que compõem a formulação da tinta. Contudo, por melhor que seja o produto, se a parede não estiver protegida contra sujeira, umidade, rachaduras ou resíduos da tinta velha, pintar a residência será um investimento sem retorno.